Saiba porquê a castração é um ato de amor

Por junho 5, 2019Saúde

Mesmo tendo benefícios comprovados para a saúde do animal e ajudar (e muito!) no controle populacional, a castração ainda é vista como um tabu por muitos tutores que desconhecem essas informações.
Por isso, erroneamente, muitas pessoas ainda evitam castrar os seus pets, acreditando que submetê-los à operação é cruel.
Para combater esse tipo de pensamento, hoje traremos motivos definitivos para você castrar o seu pet e o porquê de ser considerado um ato de amor.

Diminuição dos riscos de fuga

Uma criação indoor (dentro de casa e sem acesso à rua) não garante que o seu amiguinho não acabe fugindo para “namorar”. Pelo contrário: o cio pode deixá-los atentos a qualquer oportunidade de sair para se satisfazerem, levando-os à rua e, muitas vezes, deixando-os perdidos de sua casa.
Por outro lado, se o seu amiguinho for castrado, as chances de ele ficar na espreita para uma oportunidade de fuga são muito menores.

Ajuda no controle populacional

Basta navegar pela internet para esbarrar com dezenas de gatos e cachorros – que nasceram de ninhadas indesejadas – para adoção. Esses filhotes frequentemente acabam abandonados ou em situação de maus-tratos.
Em contrapartida, se os animais forem castrados, o número de amiguinhos buscando afeto e sem conseguir um lar diminuirá consideravelmente.

Benefícios para a saúde

No caso de gatas ou cadelas, pode-se evitar uma série de doenças, como infecção de útero (chamado de piometra) e até no controle de câncer de mama.
Nos machos, pode prevenir problemas de próstata (chamada hiperplasia prostática) e a redução da frustração sexual.

Benefícios comportamentais

O animal castrado tende a ficar mais dócil e carinhoso, devido à falta do estresse que o cio causa, facilitando a interação e diminuindo situações problemáticas com os amigos mais agressivos.
Além disso, os cães e gatos machos tendem a reduzir a mania de urinar para marcar território.

Gostou de saber os motivos?

Declare seu amor pelo seu pet fazendo com que ele colha essa série de benefícios! Entre em contato com o(a) veterinário(a) do seu pet e saiba mais.

 

Confira as 4 raças de cachorros mais fáceis de adestrar

NUNCA dê leite ao seu gato! Saiba porquê

Conheça as melhores raças de cachorro para apartamentos pequenos

Acabei de adotar um gato! O que fazer?

Newsletter Céu de Patas

  Quer saber mais sobre nosso serviço? 

QUERO RECEBER
Fique tranquilo. Nunca enviaremos SPAM ou informações desnecessárias.
Céu de Patas

Autor Céu de Patas

Mais posts de Céu de Patas
Newsletter Céu de Patas

  Quer saber mais sobre nosso serviço? 

QUERO RECEBER
Fique tranquilo. Nunca enviaremos SPAM ou informações desnecessárias.
Gostou da Céu de Patas? Compartilhe com seus amigos e familiares