Os cães precisam dar um passeio de qualidade fora de casa para que possam se relacionar com outros cachorros, perceber cheiros e satisfazer seu instinto de rastreamento.

O que é um passeio de qualidade

Um passeio de qualidade é muito importante para um cão. Isso permite que ele aprecie o exterior, faça suas necessidades com tranquilidade, interaja com outros cães e sinta livremente muitos aromas diferentes.

É um dos momentos de relaxamento do dia. Portanto, um passeio de qualidade é essencial para se ter um cão feliz e equilibrado. Se eles não forem bons, os cães ficarão com medo na rua ou terão experiências ruins, o que fará com que outros problemas possam surgir.

Um passeio de qualidade, além dessas ideias para melhorar a passeio com o seu cão, inclui deixá-lo desfrutar de todos os cheiros possíveis e, nos lugares onde for permitido, passar alguns minutos sem a correia para poder explorar à vontade.

Sem muitos puxões

É indiscutível que um passeio alegre e descontraído não inclua puxões da correia: isso quer dizer, nem puxar o cão e nem ele nos puxar. Na rua, a correia é o que nos liga ao nosso cão e transmite muita informação: raiva, pressa, estresse ou, ao contrário, confiança e relaxamento.

Cachorro farejando

Rejeite as correias extensíveis, pois estas são sempre tensas. Escolha uma correia fixa e veja como você lida com isso: você sabe como andar e fazer o seu cão parar sem se mexer? Ensine também a andar sem puxar e seus passeios melhorarão instantaneamente.

Muitos dos cães desenvolvem sérios problemas de saúde quando se puxa muito a coleira. Escolha um peitoral que se adapte a ele, já que existem muitos tipos diferentes, e alivie assim a pressão no pescoço do seu cão.

Alça mais longa

Quase todas as correias que são vistas na rua são muito curtas: com um tamanho muito reduzido, o cão não tem espaço para se mover sem puxar. Embora pareça paradoxal, uma coleira de dois metros de comprimento mantém um melhor controle sobre um cão do que uma coleira de meio metro.

Se o cão tiver mais espaço para caminhar ao seu lado, ele dará menos puxões e isso incomodará menos ao caminhar. Ele poderá passar de cheiro para cheiro sem puxar e sem você ter que corrigi-lo. Aposte em uma correia de pelo menos um metro e meio e você verá a diferença e o conforto.

Passeio livre

Um passeio livre é um desafio para o seu cão: quando você sair de casa, siga-o. Deixe-o decidir aonde ele quer ir e quanto tempo ele quer ficar em cada cheiro ou em cada esquina.

Cachorro correndo na praia

Um passeio livre é uma jornada sem pressa e sem pedidos. O cão decide o que mais lhe interessa: se ele quer fazer a sua rota usual, chegar logo ao parque ou, ao invés disso, talvez ele tenha mais interesse em descobrir uma nova rua.

Alguns cães, acostumados a seguir ordens, nos primeiros passeios livres ficarão bloqueados e não saberão para onde ir. Dê-lhe um voto de confiança e deixe-o tomar a iniciativa. É uma maneira muito simples de melhorar o passeio com o seu cão e você ficará surpreso ao ver quais são os locais que realmente mais lhe interessam.

Proatividade: evite o desagradável

Não force o seu animal de estimação a superar situações desagradáveis. Para isso, adiante-se a elas. Você conhece seu cão melhor do que ninguém e sabe o que ele gosta e o que não gosta, conhece seus medos e sabe com quais experiências ele passa por maus momentos: evite-os durante seus passeios, uma vez que expô-lo a eles não vai lhe trazer nada de positivo.

Cachorro latindo

Por exemplo, se o seu cão tem medo do caminhão de lixo e você vê-lo a distância, mude a rota para não cruzar com ele. Se o seu cão não se relaciona bem com outros cães, atravesse a rua para evitar passar na mesma calçada que outros peludos.

Desta forma, você elimina muitas fontes de estresse e medo. Permite que seu cão se afaste do que lhe faz mal para descobrir o que não é uma ameaça, ou seja, o novo. Durante o passeio, evitar esses problemas melhora visivelmente a qualidade do passeio.

Estas maneiras de melhorar o passeio com o seu cão são baseadas em detalhes que parecem coisas pequenas, mas aos olhos de seu cão elas são muito importantes. Se fizermos essas mudanças, estamos livrando os nossos animais de estimação de grandes fontes de estresse e lhes permitindo tomar decisões sobre o que fazer nesse tempo livre. Ou seja, melhoramos o tempo livre de nossos cães para fazer passeios de qualidade.

FONTE: https://meusanimais.com.br/quatro-maneiras-de-melhorar-o-passeio-com-seu-cao/

Newsletter Céu de Patas

  Quer saber mais sobre nosso serviço? 

QUERO RECEBER
Fique tranquilo. Nunca enviaremos SPAM ou informações desnecessárias.
Céu de Patas

Autor Céu de Patas

Mais posts de Céu de Patas
Newsletter Céu de Patas

  Quer saber mais sobre nosso serviço? 

QUERO RECEBER
Fique tranquilo. Nunca enviaremos SPAM ou informações desnecessárias.
Gostou da Céu de Patas? Compartilhe com seus amigos e familiares